My Best Hotel
Hoteis Turismo Rural Alojamento Local Hostels Campismo Atividades Restaurantes A Visitar Promoções
Atividades » Leiria
Desde 5 €

Atividades » Leiria » 36 PALAVRAS – ESCRITA SELVAGEM

Desde 5 €

36 PALAVRAS – ESCRITA SELVAGEM

Não disponível
Rua São Martinho, 7
Carvalhal - Bombarral
(+351) 932 939 821
(+351) 963 405 764

Bem-vindo(a) a esta prática maravilhosa de pôr montes de tinta no papel!

Uma prática para sermos totalmente humanos, totalmente imperfeitos, totalmente nós mesmos.
Temos aulas online e presenciais.

As NOVIDADES incluem um grupo regular de escrita, o Círculo de Outono para aprofundares a tua escrita, e um Dia-Retiro em pessoa, para abrandar e re-carregar.

Olá! Sou a Patrícia e adoro Escrever...

A escrita começou cedo a fazer parte da minha vida, na adolescência, depois como jornalista, como coordenadora editorial, como autora e co-autora de livros e até como mãe.

O que mais vos posso dizer?… Cá em casa temos dois cães amorosos, lemos histórias e poesia, adivinhas, fazemos rimas e trava-línguas.
Num mundo que se torna cada vez mais complexo, precisamos de práticas que nos alimentem. Escrever tem sido uma dessas práticas, e principalmente desde o início da pandemia, em 2020, quando tive que ficar em casa com os meus filhos.

Sem nos importarmos com aquilo que o mundo possa pensar de nós, a página é nossa. Amiga, confidente, não nos julga. Todos podemos escrever de forma simples e honesta, e daí saírem histórias lindíssimas. De facto, quanto mais soltarmos a ideia de “escrever bem”, melhor escrevemos. O caminho para a beleza não é através da perfeição.

Escrita Selvagem

A poesia mudou a minha vida. Na Escrita Selvagem começamos com um poema que nos inspira e abre as portas da imaginação. Depois, fazemos períodos cronometrados a escrever rapidamente, não deixando que a mente estratégica interfira. Apenas seguimos a nossa intuição e tudo o que conseguimos ver é uma palavra a seguir a outra, dizendo sempre que sim ao que está para vir. Com a caneta escavamos e, com alguma sorte, atingimos aquela fonte secreta que há muito se quer fazer ouvir. Tens coragem de a escutar? Tens coragem de a partilhar?

Fundamental para esta prática de escrita é a vulnerabilidade. Depois de escrever, partilhamos o que escrevemos. Sim, pode parecer assustador de início, mas com tempo esta partilha torna-se parte da prática e da sua beleza. Principalmente porque o grupo não comenta nem critica, apenas escuta. Criamos um ambiente seguro, em silêncio. E podemos aprender tanto uns com os outros se permitirmos esta abertura. Basta termos um pouco mais de coragem do que temos de medo.

Sim, vamos escrever juntos presencialmente...

Começamos o dia com escrita selvagem. Sentados à volta da mesa, com papel e caneta apenas, em ambiente acolhedor e familiar. Há qualquer coisa de mágico em escrevermos na presença de outras pessoas. O mundo assume uma forma diferente.

Começamos com a leitura de um poema, que é como quem diz, abrimos as portas da imaginação. E, de seguida, escrevemos. Sem regras, sem constrangimentos, sem desculpas. Não é necessária experiência de escrita. Não queremos super-heróis na página. Queremos humanos, honestos e vulneráveis. Toda a gente pode escrever e criar peças lindíssimas.

Horários:

  • Segundas-feiras: 9h30-10h30 (em Português) |
  • Terças-feiras: 9h30-10h30 (em Inglês) |

As sessões de escrita são por donativo*

Mantemos os grupos pequenos. Limite máximo de participantes: 6

* Mão aberta, coração livre. “Dana”, Generosidade, é um dos princípios fundamentais do Budismo. Mantemos as sessões gratuitas e fazemos um apelo aos participantes para que façam um donativo. Sugerimos 5 a 10 euros por sessão, mas cada um dá o que pode e dificuldades financeiras não são impedimento à participação.