Promoções em Destaque

A visitar » Geopark Terras de Cavaleiros...


Geopark Terras de Cavaleiros...

Deixe-se envolver pela magia do Geopark Global Terras de Cavaleiros e encontre tudo o que precisa para experienciar sensações imperecíveis, que transformam o turista num protagonista ativo e não apenas num mero observador da paisagem.

 

Território correspondente à área do concelho de Macedo de Cavaleiros, 700 km2 onde se conjugam o elevado valor geológico (uma história geológica que começou há mais de 500 milhões de anos), o notável património natural, a sua identidade cultural, os produtos locais, a rica gastronomia e a arte de bem receber das suas gentes.

Em setembro de 2014, na 6ª Conferência Internacional da UNESCO sobre Geoparques Globais, o Geopark Global Terras de Cavaleiros viu reconhecido a incomensurável riqueza do seu património geológico, assim como todo o trabalho realizado no âmbito da valorização das potencialidades do seu território, passando, assim, a integrar as Redes Europeia (EGN- European Geopark Network) e Global (GGN- Global Geopark Network) de Geoparques. O singular Património Geológico dá a oportunidade de percorrer milhões de anos na história da Terra, despertando o interesse de geólogos e turistas de todo o mundo. O Património Natural é diferenciador, com paisagens deslumbrantes e preservadas, mantendo viva a identidade do povo, que conserva o segredo de tratar a terra, a mestria com que confeciona os seus pratos e o carinho com que acolhe aqueles que o visitam.

O Geopark Global Terras de Cavaleiros assume um papel proativo no sentido de estimular o turista a viver experiências gratificantes, que o façam tornar-se num protagonista ativo e não um mero observador da paisagem. Contribui para a afirmação do Geopark como um destino geoturístico de excelência, que proporciona vivências científicas, educativas e culturais, onde todas as vertentes desta abordagem contribuem para o desenvolvimento sustentável do território, mantendo intactas as suas características naturais e a autenticidade das suas gentes.

 

 

Como chegar

O Geopark Global Terras de Cavaleiros tem uma excelente rede viária tanto de ligação ao território como no interior do mesmo. Macedo de Cavaleiros fica a 30min de Bragança, 2h do Porto e 4h30 de Lisboa. A nível Ibérico, a distância às cidades espanholas mais próximas é de 1h30 a Zamora, 2h a Salamanca, 2h30 km a Valladolid, 3h a Vigo e 4h a Madrid. A Auto-Estrada Transmontana (A4) e o Itinerário Principal nº2 (IP2) são as principais vias de ligação ao território.

 

Património Histórico e Cultural Intemporal

A identidade cultural do Geopark Global Terras de Cavaleiros é evidenciada pela preservação das tradições, das lendas e do folclore, das riquezas da gastronomia, dos produtos regionais e das memórias do povo e inenarráveis manifestações culturais.

De caráter excêntrico, as atividades lúdicas e culturais, que ocorrem no território, exibem o que de melhor o Geopark Global Terras de Cavaleiros tem para oferecer, transformando os dias daqueles que o habitam e/ ou visitam, em momentos de profunda cor e alegria.
O património histórico e arqueológico do Geopark Global Terras de Cavaleiros está patente em caminhos, pontes, fontes de mergulho, igrejas, capelas, santuários, pelourinhos e cruzeiros, museus e solares, os quais testemunham séculos de história do território.

 

Geoturismo

Dominado por paisagens deslumbrantes, por excêntricos e espetaculares fenómenos geológicos, por múltiplas e singulares espécies de fauna e flora, por um notável património histórico e por esplendorosas aldeias, o Geopark Global Terras de Cavaleiros apoia e desenvolve Programas Turísticos que proporcionam, ao turista, experienciar momentos mágicos e inesquecíveis.
Programas Turísticos que conciliam o “melhor de dois mundos” - o Património Material e Imaterial – e que possibilitam, a quem visita o território, o contacto com rochas que testemunham uma história com mais de 500 milhões de anos; que permitem, inclusive, a inédita experiência de colocar um pé em vestígios de um antigo oceano e o outro em vestígios de um antigo continente; que nos conduzem numa verdadeira viagem até ao interior da Terra; que nos levam a contactar com a arte a mestria do saber fazer o pão de forma artesanal; que desafiam os sentidos à exploração de uma fauna e de uma flora que se assumem como cum verdadeiro santuário natural; e que nos conduzem à descoberta de lugares míticos e espaços de excelência, que permitirão apreciar um espólio único que caracteriza a essência de todo um território.

Assim, “Rochas que Contam Histórias”, “Roteiro Cultural”, “Tesouros e Sabores” e “Explorar a Natureza”, são alguns dos Programas Turísticos que o Geopark Global Terras de Cavaleiros disponibiliza. De destacar, ainda, os Pacotes Turísticos Temáticos que se realizam ao longo do ano e que permitem, ao turista, experimentar a forma como as gentes da nossa terra vivem e sentem, por exemplo, as vindimas, a apanha da castanha, a apanha da azeitona, o Carnaval com os excêntricos Caretos de Podence, entre outros.

 

O que fazer?

Para além a oferta ao nível dos Programas Turísticos e dos Programas Turísticos Temáticos, o Geopark Global Terras de Cavaleiros reúne locais de rara beleza que convidam à prática de múltiplas e variadas atividades, tais como, por exemplo, birdwatching, pedestrianismo, btt, canoagem, kayak e catamaran.

Nos quase 700km2, que constituem o território, existem vinte e quatro percursos pedestres - considerados pequenas rotas (PR). São 180km de trilhos frescos e verdejantes que oferecem magníficos e peculiares momentos de (re)descoberta da tradição, da cultura, da admirável história dos locais e de ecossistemas que ostentam a eclosão de uma vegetação diversa.
Todas estas atividades proporcionam, acima de tudo, experiências sensitivas, onde as magníficas paisagens - quadros singulares e fascinantes - inundam o olhar e motivam repetidas visitas.

 

Gastronomia

O Geopark Global Terras de Cavaleiros conquista pelos paladares e cheiros únicos da sua cozinha. Aqui encontra uma gastronomia rica e variada, exemplo da verdadeira essência da alma transmontana.
Reúna a família e parta para uma viagem ao interior da terra com mil e um sabores dos produtos regionais do Território do Geopark Global Terras de Cavaleiros, e brinde a momentos inesquecíveis, com vinhos e azeite devidamente reconhecidos.
Destaque para o Festival Gastronómico do Grelo e para a Rota Gastronómica do Javali que, durante os dias de Carnaval, decorrem nos restaurantes do Território.
A arte de fazer e curar o fumeiro, de cozinhar ao lume e de conservação dos produtos, são técnicas ancestrais que perduram no nosso território.
A saborear: Pratos de Caça, Posta e Fumeiro com grelos, Cabrito e Bacalhau assados, Casúlas secas com butelo, azeite, vinhos, arroz doce, pudim de castanha, rosquilhas e mel.

 

Mais informação: www.geoparkterrasdecavaleiros.com

 

Alojamento & Restauração