My Best Hotel
Hoteis Turismo Rural Alojamento Local Hostels Campismo Atividades Restaurantes A Visitar Promoções

Ofertas Especiais

Locais a visitar » As melhores praias fluviais em Portugal

As melhores praias fluviais em Portugal

Descubra as melhores praias fluviais de Portugal, as mais belas, as mais seguras e também as mais divertidas. Este ano visite autênticos tesouros no interior do país!

PRAIA FLUVIAL DO AGROAL

A praia fluvial é a maior nascente do rio Nabão. Antigamente era muito procurada pelos seus supostos poderes terapêuticos, hoje enche-se de turistas e habitantes locais que só querem fugir do calor. A piscina central fica no sopé de um colina, de onde caem todos os dias cerca de dois milhões de litros de água. Só há um problema: a água tem fama de ser mesmo muito fria.

A praia fluvial tem uma área de lazer, balneários e uma cafetaria, a Cafetaria do Agroal. O espaço fica mesmo em cima da piscina da nascente e tem uma pequena esplanada. A cafeteira só está aberta durante a época balnear e tem uma pequena esplanada.

Apoios: Praia com acessibilidade Reduzida, Praia com nadador salvador, Casas de Banho Grátis, Chuveiros, Espaços verdes, Mesas para merendas, Pensão, 2 Snack Bar/Restaurante e Parque de Estacionamento

Época Balnear: 01/Jun a 30/Set
Localização: Formigais - Ourém
Gps39.679065,-8.436291

 

PRAIA FLUVIAL DOS OLHOS D´ÁGUA

Banhada pelo rio Alviela, esta praia fluvial é dotada de boas infra-estruturas, como zona de actividades aquáticas, parque de merendas, parque infantil, campo de jogos, circuito de manutenção e parque de campismo. Aqui encontra-se ainda o Centro de Interpretação das Nascentes do Alviela (CINA), um espaço de ciência viva, dedicado à divulgação da consciência ecológica. Existe também o Restaurante Olhos d´Água, aberto durante todo o ano.

Apoios: Acesso a deficientes, Duches, Aluguer de toldos e espreguiçadeiras, Bar, Mergulho, Futebol de praia, Instalações sanitárias, Parque de campismo, Restaurante, Voleibol de praia
Localização: Alcanena
Gps39.4443769,-8.7111242

 

PRAIA FLUVIAL ALDEIA ANA DE AVIZ

O Concelho de Figueiró dos Vinhos possuidor de um significativo património natural e paisagístico, com uma densa mancha florestal e várias ribeiras e espelhos de água, é uma referência para o Turismo Ambiental e de Natureza na Região em que se insere, onde se evidenciam pela sua beleza e qualidade as suas Praias Fluviais, todas elas com excelentes condições naturais, permitindo usufruir de águas límpidas, de uma paisagem envolvente bastante acolhedora e de equipamentos complementares de apoio.

Com uma represa que sustém a água da ribeira e forma um local de ambiente aprazível para tomar banho e desfrutar do sol, é reconhecida a nível nacional pelas suas condições excepcionais.
Praia fluvial com relvado, acesso a deficientes e bar/esplanada. Bons acessos, zona de estacionamento e parque de merendas com churrasqueira.
Saindo da vila de Figueiró e seguindo na direcção de Aldeia Ana de Aviz, encontrará a praia logo à entrada desta localidade.

Localização: Figueiró dos Vinhos
Gps:  39.9188217,-8.286556

Onde Dormir
Quintinha do Casal Ruivo • Casa da Milhariça • Casa Amarela • Quinta da Fonte

Onde Comer
Restaurante Varanda do Casal

 

PRAIA FLUVIAL DE CARDIGOS

A Praia Fluvial de Cardigos ou Praia do Vergancinho, situa-se a 5 minutos da freguesia de Cardigos, na estrada que vai de Cardigos até aos Vales no concelho de Mação no distrito de Santarém.

É simplesmente um local paradisíaco, que pode desfrutar na zona do interior de Portugal.
Localizada a junto da Barragem do Vergancinho, em Cardigos possui churrasqueiras próprias, um espaçoso parque de merendas, um bar de apoio, e uma agradável zona de descanso.

Existe zona relvada muito convidativa com espreguiçadeiras e toldos de palha.

Localização: Cardigos - Mação
Gps39.7089313,-8.0162144

Onde Dormir
Sitio do Covãozinho • Solar de São Jacinto

 

PRAIA FLUVIAL FRAGAS DE SÃO SIMÃO

Nas Fragas de S. Simão, encontrará uma praia de construção recente, rodeada das imensas fragas, que possibilitam a realização de desportos radicais (rappel, slide, escalada), num local de uma beleza ímpar, que poderá percorrer e assim desfrutar de toda a sua excelência. Ali existe um bar de apoio, instalações sanitárias e balneários.

A água da ribeira de Alge, que passa a caminho do Zêzere, é tão límpida que se vislumbram as pequenas pedras, no seu interior. A abundância de loureiros e sobreiros proporciona ao ar uma fragância reconfortante e o verde das serras circundantes, que nos conduzem à serra da Lousã, envolvem-nos num cenário belíssimo. No local, existe um miradouro para que se possa usufruir em plenitude das paisagens da zona.

Localização: Figueiró dos Vinhos
Gps39.916333,-8.316417

Onde dormir
Quintinha do Casal Ruivo • Casa da Milhariça • Casa Amarela • Quinta da Fonte

Onde Comer
Restaurante Varanda do Casal

 

PRAIA FLUVIAL DO CARVOEIRO

Na freguesia do Carvoeiro, concelho de Mação tem uma agradável surpresa ao chegar à Praia Fluvial do Carvoeiro. Considerada uma das mais belas praias fluviais portuguesas foi galardoada com bandeira azul, já por oito anos consecutivos. Tem um enquadramento natural perfeito e infraestruturas adaptadas a todos. É o local ideal para passar um dia descontraído onde pode desfrutar da tranquilidade, ar puro e silêncio uma vez que se encontra afastada de qualquer vila ou cidade.

Durante toda a época balnear garante a sua segurança com vigilância de nadadores salvadores. Ao chegar à Praia Fluvial do Carvoeiro depara-se com um grande estacionamento, não muito longe da praia, tem ainda um bar com esplanada onde lhe permite usufruir da vista sobre a praia, zona com sombra com churrasqueiras e mesas, duas piscinas, uma destinada aos adultos e outra destinada às crianças, está equipada com uma cadeira para pessoas com dificuldades motoras, permitindo-lhes também ir à água e ao longo de toda a piscina tem escadas que permite a entrada e saída da água podendo o acesso ser feito também por uma rampa.

É o espaço ideal para passar um dia agradável na presença de amigos ou familiares.

Localização: Carvoeiro - Mação
Gps39.6296951,-7.925611

Onde Dormir
Sitio do Covãozinho • Solar de São Jacinto

 

PRAIA FLUVIAL DE LORIGA

Localizada num contexto ambiental de excelência, atribuído pelo Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade, onde ainda são visíveis os vestígios deixados pelo glaciar que abriu o Vale de Loriga.

Situada no curso da Ribeira de Loriga, que nasce no planalto superior da serra da Estrela, a praia fluvial de Loriga distingue-se por ser a única praia portuguesa situada num vale glaciário e pelas suas águas puras e cristalinas, muito procuradas e apreciadas por banhistas e cuja qualidade tem sido atestada pela atribuição do galardão de ouro, uma menção atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Esta praia foi também umas das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de Praias Fluviais.

O relevo acidentado e o valor ambiental da paisagem envolvente determinam uma elevada aptidão para a prática de atividades de aventura, desportos de natureza ou pedestrianismo.

Como a própria Praia, também os socalcos e a sua complexa rede de irrigação, uma obra construída ao longo de centenas de anos e que transformou um vale rochoso num vale fértil, são um verdadeiro ex-libris, uma obra que ainda hoje marca a paisagem, fazendo parte do património histórico da vila de Loriga.

Infraestruturas: Balneários, wc, bar, parque de merendas, parque infantil, posto de turismo nas mediações.
Localização: Loriga - Sei
Gps40.327253, -7.678467

Onde Dormir
Bungalows Ecofurtado

 

PRAIA FLUVIAL DA LAPA DOS DINHEIROS

Toda esta praia é envolta pela natureza deslumbrante do Parque Natural da Serra da Estrela e estende-se pelo decurso do Rio Alva. Construída no curso da ribeira da Caniça, de águas puras, a praia fluvial da Lapa dos Dinheiros ou praia da Caniça é uma pequena zona balnear perfeitamente integrada na natureza, rodeada de encostas íngremes com floresta e grandes rochedos.

Inaugurada em 2004, tem como estrutura de apoio um edifício com bar e sanitários, recebeu este ano o galardão de praia acessível e tem vigilância.
Nas imediações da praia ficam as cascatas da ribeira e um dos mais extensos e antigos bosques de castanheiros do concelho.

Localização: Lapa dos Dinheiros - Seia
Gps40.3851338,-7.6993081

Onde Dormir
Bungalows Ecofurtado

 

PRAIA FLUVIAL DO PESSEGUEIRO

A praia fluvial de Pessegueiro está inserida numa envolvência aldeã, tipicamente serrana. Avistam-se a igreja Matriz e o rústico casario xistoso, atravessados pela ribeira de Pessegueiro. Atravessada por uma ribeira de águas limpidas e cristalinas, Pessegueiro e a sua praia fluvial são, com toda a certeza, um postal vivo e um retrato fiel da natureza no seu estado puro.

Nesta praia, pode usufruir de momentos de lazer e diversão no antigo lagar recuperado, bem como, aproveitar o contacto próximo com a natureza percorrendo o caminho do xisto de Pessegueiro.
Esta praia tem a classificação de Praia Acessível.

Localização: Pampilhosa da Serra
Gps40.0515201,-8.0261787

Onde Dormir
Casas do Rio • Casa de Santo Antão 

 

PRAIA FLUVIAL DO ALAMAL

A Praia fluvial da Quinta do Alamal está integrada num cenário deslumbrante, nas margens do Rio Tejo. Esta praia faz parte de um complexo de lazer que para além de infraestruturas de apoio à zona balnear, inclui também um Centro de Aventura que oferece diversas atividades como rappel, slide, ou passeios de barco e canoa.

Do areal, a vista é magnífica - no topo de uma colina o castelo de Belver destaca-se nesta paisagem em que a verdura da vegetação contrasta com as águas tranquilas do Tejo. Para os que gostam de passeios e caminhadas, existe um passadiço de madeira que percorre a margem do rio entre a praia e a ponte de Belver, com excelentes pontos de observação da flora e da fauna.

Apoios: Acesso a deficientes, Aluguer de toldos e espreguiçadeiras, Bar, Duches, Embarcações ligeiras sem motor, Embarcações motorizadas, Futebol de praia, Instalações sanitárias, Posto de Primeiros Socorros, Praia vigiada, Restaurante, Telefone, Voleibol de praia

Localização: Gavião
Gps39.488219,-7.9706437

Onde Dormir
Herdade da Maxuqueira

 

PRAIA FLUVIAL DE FOZ D´ÉGUA

Na serra do Açor, nas proximidades da aldeia do Piódão e após percorridos 8 Km através de Estrada, encontramos Foz D´Égua em que as Ribeiras de Piódão e Chãs D´Égua, se encontram e seu percurso se trava por uma represa, criando um espelho de água e contribuindo para um local paradisíaco em plena Verão. Ainda a jusante o encontro da ribeira do Torno.

O local possui uma beleza natural, que o enquadramento das duas pontes existentes, a proximidade de dois moinhos em xistos, um lagar e os blocos de pedras talhadas pela corrente das ribeiras, permite a utilização turística por muitos.

O perfil da zona envolvente ao espelho de água é pouco acidentada, pois resulta da ligação das ribeiras, o mesmo não se poderá dizer em relação aos acessos pedonais, que são bastante acidentados, ligando a estrada à praia por socalcos que se transpõem com pequenas escadas em xisto.

Localização: Piodão - Arganil
Gps39.9163596,-8.3186482

Onde Dormir
Hotel Rural Quinta da Geia • Quinta da Palmeira • Casa da Encosta • Casa de Xisto do Piodão

 

PRAIA FLUVIAL DO PIODÃO

A Praia Fluvial de Piódão está escondida nas encostas da Serra do Açor, em plena aldeia de Piódão, uma das Aldeias Históricas de Portugal mais visitadas, pela pitoresca composição urbanística e beleza paisagística. À semelhança da povoação, a praia usa o xisto nos acessos e represa de água, fechada apenas no verão.

A baixa temperatura das águas da ribeira do Piódão atesta a sua pureza, reconhecida com o galardão Bandeira Azul, e as árvores das encostas asseguram as sombras nos dias mais quentes. As imediações são ricas em trilhos pedestres e de BTT, bem assinalados por toda a serra, que permitem uma descoberta completa da região.

Apoios: Bar/Esplanada; Parque de merendas; Praia infantil; Chuveiros; WC Públicos/Balneários e Parque de Estacionamento;
Época balnear: 1 de julho a 31 de agosto

Localização: Piodão - Arganil
Gps40.2296026,-7.8279721

Onde Dormir
Hotel Rural Quinta da Geia • Quinta da Palmeira • Casa da Encosta • Casa de Xisto do Piodão

 

PRAIA FLUVIAL DO PENEDO FURADO

As características do maciço rochoso fazem deste local, bastante arborizado, um autêntico paraíso, oferecendo um conjunto de pequenas quedas de água, visíveis a escassos metros, a partir de um estreito caminho talhado na rocha. Esta é a estância balnear mais procurada, não só pela sua água límpida e cristalina que lentamente vai correndo pelo leito, mas também pelas infraestruturas.

Além das muitas sombras, dispõem de bons acessos, estacionamento fácil, bar, balneários, parque de merendas e parque infantil. Este Local é indicado para programas de família, pois a água tem pouca profundidade.

Sublinha-se que o Penedo Furado foi Finalista no Concurso 7 Maravilhas - Praias de Portugal. 

Localização: Vila de Rei
Gps39.6257619,-8.1644791

Onde Dormir
Hotel Vila de Rei • Água Formosa • Despertar na Aldeia

 

PRAIA FLUVIAL OLHOS DA FERVENÇA

As nascentes naturais conhecidas como "Olhos de Fervença" abastecem o concelho de água e atraem muitos visitantes com o seu cenário bucólico. Estas deram origem a uma bonita praia fluvial com boas infra-estruturas de apoio, designadamente uma área de recreio e lazer, circuitos pedonais, bar com esplanada, balneários, parque de merendas e campo de jogos. Além do plano de água, que tem uma plataforma de saltos na sua zona mais profunda, a praia fluvial inclui ainda uma zona de prado relvado para banhos de sol e descanso, um pequeno areal e um terraço, com cadeiras, chapéus de sol, serviço de bar e vigilância.

Apoios: Acesso a deficientes, Bar, Duches, Embarcações ligeiras sem motor, Futebol de praia, Instalações sanitárias, Posto de Primeiros Socorros, Praia vigiada
Localização: Cantanhede
Gps40.3488842,-8.6983533

 

PRAIA FLUVIAL DO POÇO DA CORGA

A Praia Fluvial do Poço Corga proporciona ao visitante a tranquilidade e serenidade necessárias para renovar forças e deliciar o corpo e o espírito. As paisagens bucólicas, que misturam o verde da Serra da Lousã com o azul do céu, o colorido das flores e o chilrear dos pássaros, propiciam um contacto pleno com a natureza.

Nos terrenos anexos à praia, um esplêndido carvalhal centenário oferece as indispensáveis sombras a um parque de merendas e o Museu “Lagar do Corga”, antigo lagar movido a energia hidráulica, recorda aos visitantes como os nossos antepassados produziam o azeite.

A qualidade da água, o acesso pedonal, as rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, as instalações sanitárias adaptadas e com acesso facilitado, o serviço de primeiros socorros com nadador-salvador, durante a época balnear, são algumas das mais-valias oferecidas por esta praia.

Localização: Castanheira de Pêra
Gps40.0250676,-8.1922174

 

(em atualização diária)

PRAIA FLUVIAL DO ERMAL

Inserida na Barragem do Ermal, a Praia Fluvial do Ermal convida a um mergulho, ao descanso e à fruição da natureza. É o local de eleição para quem gosta de desportos náuticos. Esta zona de veraneio é muito procurada, quer pelas suas águas e envolvente paisagística, quer pelo Teleski. Dispõe de restaurante, snack-bar e de uma estrutura básica de apoio para os banhistas.

Localização: Guilhofrei - Vieira do Minho
Gps41.5931371,-8.1321621

 

PRAIAS FLUVIAIS RIO CALDO

Um dos lugares mais emblemáticos do Gerês, com as suas distintas e históricas pontes e com os vários locais de diversão para o verão, incluindo a marina local. Não faltam, nas imediações, pequenas praias fluviais, onde é possível passar os dias em ambiente de diversão e de segurança. Provavelmente a mais frequentada – e conhecida – é a Praia de Alqueirão (logo após a ponte, à esquerda, na estrada que segue para a Villa do Gerês), mas também a Praia do Bar e a Praia Entre-as-Pontes. De fácil acesso e estacionamento relativamente simples de encontrar, inclui uma vasta oferta de passeios no rio e atividades de diversão náutica. Possui paisagens deslumbrantes e águas cristalinas, ideais para banhos super refrescantes no verão.

Localização: Albufeira da Caniçada - Terras de Bouro
Gps: 41.6789706,-8.1766688

 

PRAIA FLUVIAL DO AZIBO

Praia do Azibo é uma praia fluvial portuguesa que fica situada nas margens da Barragem do Azibo e a cerca de 40 km´s de Bragança.
Localizada em Macedo de Cavaleiros, é uma das praias fluviais mais prestigiadas da Europa, é aquela que há mais anos consecutivos tem Bandeira Azul (praia limpa), constando assim nas listas europeias de melhores locais culturais e turísticos. Foi a única praia fluvial a norte do Tejo classificada como uma das Sete Maravilhas de Portugal, em 2012

Classificada "praia para todos" e "praia acessível", conta com infra-estruturas de acesso a pessoas portadoras de deficiência e dispõe ainda de todos os equipamentos e serviços de apoio a veraneantes. Envolve-a a paisagem protegida da Albufeira do Azibo, tornando-a uma zona de rara beleza e enorme riqueza paisagística e biológica.

Apoios: Acesso a deficientes, Bar, Duches, Embarcações ligeiras sem motor, Instalações sanitárias, Posto de Primeiros Socorros, Praia vigiada, Restaurante

Localização: Albufeira do Azibo - Macedo de Cavaleiros - Bragança
Gps: 41.5860058,-6.9088508

 

PRAIA FLUVIAL SELVAGEM FISGAS DE ERMELO

A beleza singular e selvagem das Fisgas de Ermelo atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos, que saem com todos os sentidos despertos.

A Cascata de Fisgas do Ermelo, em Mondim de Basto, é uma das maiores quedas de água da Europa, formando lagoas que são o paraíso dos banhistas. Ao longo do seu percurso sinuoso pela serra do Alvão, o Rio Olo foi escavando a rocha e criou pequenas lagoas de água límpida e fresca que são procuradas por muitos banhistas nos meses de verão. As Fisgas de Ermelo, uma praia selvagem, ficam no concelho de Mondim de Basto.

Por aqui não há areia, relva ou terra. As toalhas estendem-se pelas pedras duras que servem também de pranchas para os banhistas se atirarem à água. E são muitos os que, durante os meses mais quentes, procuram este espaço criado pela natureza ao longo de muitos e muitos anos.

É o exemplo das Piocas de Cima, que antecedem as Fisgas de Ermelo, consideradas das maiores quedas de água da Península Ibérica e que fazem as delícias de quem visita.

A beleza singular e selvagem das Fisgas de Ermelo atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos, que saem com todos os sentidos despertos e com o desejo e a promessa de voltarem muitas outras vezes.

Localização: Ermelo - Mondim de Basto - Vila Real
Gps39.6296951,-7.925611

 

PRAIA FLUVIAL DA VALETA

Situada dentro do perímetro urbano da sede do concelho, esta zona balnear é muito procurada como espaço de lazer e recreio. Espaço agradável, localizado no decorrer do curso do rio Vez, com um extenso areal com águas calma e limpas, área relvada e arborizada, criando zonas de excelente sombra e fruição. Dispõem de várias infraestruturas de apoio, tais como sanitários, vigilância; passadiço de madeira ao lado do rio Vez, passando por esplanadas ou parques infantis as escolhas são muitas para passar uns dias por terras de Arcos de Valdevez. Nos meses de Julho e Agosto existe uma estrutura de cariz cultural, intitulada “Biblioteca do Rio”, um espaço pensado para aproximar as pessoas dos livros e da leitura durante a época balnear.

A Praia da Valeta possui a classificação de água de excelente qualidade e compatível para a prática balnear, controlada regularmente pela Autoridade de Saúde.
A época balnear na praia fluvial do Pontilhão da Valeta tem inicio a 15 de junho e termina a 15 de setembro.

Local: Arcos de Valdevez
Gps41.848603,-8.4208863

 

PRAIA FLUVIAL DA CONGIDA

A Praia Fluvial da Congida, fica situada junto a Freixo de Espada à Cinta. Situada na margem do Douro, usufrui das aguas calmas proporcionadas pela albufeira da barragem de Saucelle. Dispõe de diversas infraestruturas como um parque de merendas, parque infantil, piscinas municipais, uma piscina fluvial, bar com esplanada à beira rio e ainda várias zonas de sombra. Tem ainda parque de estacionamento.

Existe ainda um cais fluvial de onde partem passeios turísticos de barco que sobem o Douro, uma oportunidade para observar a diversidade de vegetação envolvente, procurada por várias espécies de aves que nidificam nas encostas junto ao rio.

Localização: Freixo de Espada à Cinta
Gps: -6,77964, 41,07662

 

(em atualização diária)

PRAIA FLUVIAL DE MONSARAZ

A praia fluvial de Monsaraz fica situada no Centro Náutico de Monsaraz, a cerca de 4kms da vila medieval de Monsaraz.
A praia está inserida na albufeira de Alqueva, tem bandeira azul e nadador salvador. 

Para além das infraestruturas já incluídas no Centro Náutico de Monsaraz, a praia inclui zona de areal, zona de prado e sombras, posto de socorro e vigilância, acesso à água para pessoas com mobilidade condicionada e torre de vigia.

A praia fluvial inclui: Praia vigiada com nadador salvador, Piscina flutuante, Posto médico, Mesas de picnic, Parque de estacionamento gratuito para carros, Bar / Restaurante, WC e duches e Parque infantil

Atividades disponíveis: Passeios de Barco, Ski / Wakeboard, Paddle, Bóia de tracção, Canoagem e Gaivotas.
Época Balnear: 01/Jun a 30/Set
Localização: Monsaraz - Reguengos de Monsaraz - Évora
Gps38.434267,-7.3509245

Onde Dormir
Casa do Recanto da Horta  Vila Planicie Hotel  Casa D. Ana Hotel Rural Horta da Moura Outeiro do Barro Casa Dª Antónia Casa do Avô Zezinho Quinta do Freixo

O que Fazer
Veleiro Sem FimCentro Náutico de MonsarazAlqueva Cruzeiros

 

PRAIA FLUVIAL DE MOURÃO

A praia fluvial de Mourão fica situada junto ao parque de Merendas, a cerca de 1km da vila de Mourão. A praia com 320m de areal dos quais 100m vigiados é a maior praia certificada do lago de Alqueva. Tem um relvado, 45 chapéus de sol e uma piscina flutuante. Praia vigiada com nadador salvador.

Situada junto ao parque de Merendas de Mourão, o acesso à praia faz-se através de um passadiço de madeira. No parque de merendas estão disponíveis mesas e bancos de madeira, zonas de sombra e churrasqueiras.

Época Balnear: 01/Jun a 30/Set
Localização: Mourão
Gps: 38.3677674,-7.3562785

Onde Dormir
Monte das Falperras

 

PRAIA FLUVIAL TAPADA GRANDE

Em pleno interior alentejano pode ir à praia e a uma praia de Bandeira Azul! Na Praia Fluvial da Tapada Grande poderá encontrar um oásis de frescura para o calor típico do verão alentejano, bem como uma excelente alternativa às praias costeiras.

A Praia Fluvial da Tapada Grande fica situada num local magnífico, em Mina de São Domingos, junto a uma antiga mina agora desativada, no concelho de Mértola. Esta bela praia, galardoada com Bandeira Azul, é vigiada durante a época balnear.

Orlada por extensos areais e zonas de relvado, a Praia Fluvial da Tapada Grande oferece águas tranquilas, com infraestruturas para crianças e adultos, assim como acesso para pessoas com mobilidade reduzida. É, por isso, uma praia muito concorrida durante a época estival.

Além de possuir parque de estacionamento gratuito para carros e autocaravanas, a praia está dotada de guarda-sóis de uso igualmente gratuito e WC. Disponibiliza canoas e gaivotas para aluguer, mesas para piquenique e instalações para fazer barbecues, parque infantil, anfiteatro e cinema ao ar livre, bar/restaurante.

O bar/restaurante encontra-se localizado mesmo junto à praia e é um espaço muito convidativo para uma bebida fresca ou para um almoço demorado, desfrutando da sombra e da belíssima vista que oferece o local.

Localização: Mina de São Domingos - Mértola
Gps37.6720186,-7.5073433

Onde Dormir
Casa do GuizoCasa do FunilAlentejo Star HotelHorta da QuintãMonte da EirinhaCasa RosmaninhoCastelo Inn 

 

PRAIA FLUVIAL DO PEGO FUNDO

Local de recreio e lazer por excelência, a Praia Fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, é atualmente um dos maiores atrativos turísticos do concelho. Situada na ribeira de Cadavais, já próximo da foz com o rio Guadiana e a 500 metros do centro da vila de Alcoutim, é uma praia de areia dourada bastante bem equipada com um vasto leque de infraestruturas e serviços. Para além do apoio de praia, com bar, sanitário, duches, parqueamento automóvel e acessos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, a praia dispõe de um parque de merendas, com cobertura e mesas de madeira, um circuito de manutenção geriátrico, campo de voleibol e uma área para atividades lúdicas e desportivas.

É uma praia vigiada durante toda a época balnear, estando também equipada com um posto de primeiros socorros. A água que abastece a praia é proveniente da albufeira de Alcoutim, sendo renovada diariamente e atingindo, durante a época estival, temperaturas na ordem dos 28 ºC. No ano 2003 foi a única praia fluvial do país a receber o galardão Bandeira Azul, ostentando igualmente, desde 2005, a bandeira que a qualifica como Praia Acessível.

Com uma excelente localização, junto à zona de expansão urbana e bastante próximo das unidades hoteleiras existentes, este espaço, abraçado pela natureza, assume contornos paradisíacos, sendo, sem dúvida, uma excelente escolha para passar memoráveis momentos de lazer e convívio.

Localização: Alcoutim - Algarve
Gps37.4720892,-7.4769366

 

(em atualização diária)