My Best Hotel
Hoteis Turismo Rural Alojamento Local Hostels Campismo Atividades Restaurantes A Visitar Promoções

Locais a visitar » ESPOSENDE, um privilégio da Natureza!

ESPOSENDE, um privilégio da Natureza!

A riqueza natural que Esposende encerra, faz com que este pequeno concelho se apresente como um verdadeiro Privilégio da Natureza.
Longe da agitação urbana, Esposende conjuga descanso com emoção, afirmando-se como um destino de excelência, quer para uma visita, para gozo de férias ou para estabelecer residência.

Ao longo de 18 Km de costa há todo um território para descobrir e usufruir, entre mar, rios e monte. Seja no litoral, de belas praias e mar azul, ou no interior, verde e intenso, as paisagens são encantadoras, ora convidando ao descanso, ora desafiando à descoberta.

Faça uma escapadinha em Esposende e desfrute da costa atlântica do norte de Portugal…
Uma visita pelo Parque Natural do Litoral Norte leva-nos a descobrir espaços únicos de grande diversidade e riqueza paisagística. Ao longo da sua costa atlântica, desde a foz do rio Neiva, em Antas, até Apúlia, não faltam motivos de interesse para explorar a área, com um enquadramento e uma biodiversidade únicos em Portugal.

Parta à descoberta das inúmeras belezas que a cidade de Esposende tem tem para si.
A igreja da Misericórdia, um edifício de meados do século XVI, faz parte de um complexo de edifícios que inclui também a Casa da Misericórdia, cuja confraria foi instituída em 1595. No interior da Igreja da Misericórdia, está construída a Capela do Senhor dos Mareantes. Trata-se de uma Capela de características excepcionais, classificada como Monumento Nacional.

Visite o pelourinho de Esposende, um interessante exemplar deste símbolo do poder concelhio, da autonomia dos homens livres de servidões ou laços senhoriais.

A não perder também o Museu Municipal está instalado num edifício dos princípios do século XX, à época o Teatro-Club de Esposende, que saiu do traço do arquitecto Ventura Terra, o Museu Marítimo que funciona num edifício de 1906, que acolhe igualmente a Estação de Socorros a Náufragos de Esposende ou o forte de S. João Baptista que se ergue junto à foz do Cávado, no limiar do rio e do mar. A reunião do rio Cávado como Mar é um espetáculo que merece algum tempo de observação e de enlevo... O Rio vai-se espraiando no estuário, numa curva lenta em direção ao Atlântico.

O casco histórico da vila de Fão reflete, por um lado, uma época em que a construção naval e as descobertas marcavam a história do nosso país e, por outro, o gosto dos brasileiros torna-viagem de regresso à terra natal.
Visite a Igreja do Bom Jesus de Fão, um edifício dos inícios do século XVIII, como bem mostra o seu estilo, típico dos santuários de peregrinação e a igreja da misericórdia de traça renascentista, e que data de finais do século XVI. Aproveite o momento e vá ao Museu de Arte Sacra da Igreja da Misericórdia, mesmo ao lado.

O Facho da Senhora da Bonança é um edifício do século XVI, construído em cantaria. Funcionou como farol para os navegantes até que novas dunas se formaram entre a sua localização e a costa, tornando-o inútil. Mas enquanto funcionou, ajudou muitos mareantes a fugir dos perigosos “Cavalos de Fão” que espreitavam qualquer barco desatento ou de piloto inexperiente destas águas. Ao lado, encontra-se a Capela da Senhora da Bonança onde os homens do mar vinham pedir proteção para a atividade piscatória e as viagens marítimas

 

A praia de Ofir é uma beleza! A areia é finíssima, a exposição solar não podia ser melhor, as dunas são um convite a passeios a perder de vista... 
E o pinhal de Ofir também não desilude! Os grandes pinheiros mansos dão uma sombra bem-vinda nas horas de maior calor, e o ondular suave das dunas monta um pinhal que sem ser monótono, convida à tranquilidade...

Em Apúlia, terra de sargaceiros, para além do sal e do pescado, a exploração do sargaço foi uma das atividades agro marítimas de maior expressão. A praia da Apúlia, hoje, é conhecida principalmente como zona de veraneio. No entanto a baía, dadas as suas boas condições naturais, foi usada desde a presença romana na Península. Quando as deslocações a banhos, para as praias, entraram nos hábitos quotidianos, a praia da Apúlia ganhou fama pelos elevados níveis de iodo registados. Atualmente, pela excelência da baía, a praia da Apúlia contínua convidativa para uma temporada de férias voltada ao Atlântico.

Os moinhos de vento desta praia são um dos motivos de interesse a visitar. São moinhos construídos em granito e xisto, de planta circular e formato cónico, de forma a aproveitar da melhor forma o vento disponível. Atualmente estes moinhos perderam a sua função original.

Em Apúlia, para além do sal e do pescado, a exploração do sargaço foi uma das atividades agro marítimas de maior expressão. Testemunho de uma época em que a recolha desse produto era uma faina importante são as barracas, montadas directamente sobre a duna, e onde eram guardados os utensílios da apanha. O sargaço, recolhido de Junho em diante até ao final do ano, e seco ao sol, era empregue como fertilizante orgânico das terras. Em termos de edifícios religiosos relevantes, destaca-se a igreja paroquial, de finais do século XVII.

O Castro de São Lourenço é um povoado fortificado, no qual foram encontrados vestígios que recuam ao séc. IV a.C. Desde o séc. II a.C. que as casas vão sendo construídas por todo o monte em patamares. A área escavada mostrou a existência de núcleos habitacionais, os quais são frequentemente rodeados por lajeado. Para além do aspecto histórico-arqueológico o Monte de S. Lourenço é um local de rara beleza paisagística. Miradouro de São Lourenço com vista para o Atlântico, permite a visão da orla costeira, onde se destacam pontos como a Póvoa de Varzim, o pinhal do Ofir ou mesmo os célebres Cavalos de Fão". Além da maravilhosa vista pode-se ainda desfrutar de um ambiente calmo e agradável.o” que espreitavam qualquer barco desatento ou de piloto inexperiente destas águas.

Para melhor conhecermos o Monte de São Lourenço e interpretar toda a área geográfico-arqueológica do concelho, o melhor será visitar o Centro Interpretativo de São Lourenço, um equipamento cultural com valências de exposição e serviços. A partir do Centro Interpretativo, o visitante poderá sair à descoberta da história local, com visitas ao Castro de S. Lourenço, bem como ao restante património histórico e arqueológico de Esposende, com especial destaque para a riqueza arqueológica do planalto de Vila Chã.

Deixe-se encantar e descubra locais com vistas panorâmicas admiráveis sobre a costa e o concelho de Esposende.
Visite Esposende!

 

 

----
Fontes e Créditos: Visit Esposende

 

PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE

Na faixa da plataforma litoral o Parque Natural do Litoral Norte caracteriza-se pela sua beleza paisagística. Os 16 quilómetros de costa escondem algumas das mais bonitas paisagens de Portugal, dignas de fotografar ou pintar retendo assim a imagem no tempo.

Esta área protegida, criada em novembro de 1987, mereceu a requalificação para Parque Natural em julho de 2005. A defesa da orla litoral do urbanismo desordenado e a preservação dos valores naturais foram fatores preponderantes na sua classificação, estando esta área também incluída no Sítio "Litoral Norte" da Rede Natura 2000. O Parque Natural surge como meio de compatibilização entre o desenvolvimento sustentável e a conservação dos Recursos Naturais, não pretendendo este interditar o uso deste território, mas antes estabelecer as regras e os mecanismos para a sua correta utilização. Entre a foz do Neiva e a Apúlia, a faixa litoral é constituída por um cordão de praias e dunas a que se associam recifes, os pequenos estuários dos rios Cávado e Neiva, manchas de pinhal, uma paisagem rural salpicada por vários aglomerados populacionais e área de recente urbanização.

As praias a norte, outrora extensos areais de finas areias, alternam agora entre os seixos (antigos terraços marinhos) e as areias que nos fazem refletir sobre o avanço do mar e a importância do cordão dunar como barreira de proteção. As praias a sul conservam ainda, na sua maioria, os extensos areais tão apelativos para o turismo e que fizeram de Ofir uma estância turística de referência. Nas praias de Apúlia o sargaço tornou-se símbolo de uma faina agro-marítima já que o adubo das terras provinha do mar, num cenário em que os próprios campos eram feitos de areias do mar com cheiro a maresia sob a formas de belas masseiras.

O Litoral Norte destaca-se ainda pelas grandes áreas de cordão dunar, abrigo para espécies vegetais e animais, é também um importante elemento de proteção contra águas e ventos e de habitats interiores. As dunas são particularmente desenvolvidas nas zonas norte (Antas e Belinho) e na zona sul (Fão e Apúlia). 

Uma das particularidades deste Parque Natural é a sua área marinha. Num total de superfície é de 8887 ha, a área marinha ocupa 7653 ha. As águas frias do Atlântico associadas a um substrato rochoso com afloramentos que podem ultrapassar os 18 m, constituem alguns dos fatores ecológicos para a grande biodiversidade existente neste habitat.
Com uma ligação forte com a área marinha, o estuário do rio Cávado e o pequeno estuário do rio Neiva constituem um recurso natural de notável importância. A sua riqueza paisagística associada a uma diversidade de fauna e flora, local de reprodução e "viveiro" de muitas espécies, faz com que os estuários alberguem alguns dos habitats mais significativos do PNLN.

Descubra os percursos pedestres:
PR1 EPS - Trilho Entre o Neiva e o Atlântico - Percurso do Vento e do Céu
PR-2 - Trilho da natureza: entre o Cávado e o Atlântico
PR-12 EPS - Trilho das Masseiras. Percurso do Vento e do Homem

 

PERCURSOS PEDESTRES

Entusiasme-se e parta à descoberta dos percursos pedestres recheados de valores naturais e culturais, da orla marítima ao interior do concelho, integrados na Rede Municipal de Percursos Pedestres, poderá vislumbrar o concelho através das nossas inúmeras e diversificadas sugestões.

 



MIRADOUROS
Há paisagens que nos tiram o fôlego, que nos mostram a beleza crua da natureza. Em Esposende vai encontrar miradouros que o farão aperceber-se disso mesmo.

 

MUSEUS E EQUIPAMENTOS

Há tradições que ficam para sempre e Esposende é terra de memórias, de antepassados e de riqueza cultural.
Descubra um pouco mais sobre a história de Esposende e daqueles que marcaram o percurso deste concelho. Obras de arte que dão um encanto histórico a este local.

  • Casa Museu Viana de Lima
  • Museu Municipal de Esposende
  • Museu Marítimo de Esposende
  • Núcleo Museológico da Santa Casa Misericórdia de Fão
  • Centro Interpretativo de S. Lourenço
  • Centro de Educação Ambiental

 

CAMINHOS DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

O Caminho Português da Costa de peregrinação a Santiago de Compostela está assinalado em Esposende por vários marcos, placas e setas indicativas do itinerário em território do concelho.
Tendo sido usada a Via Veteris, na Idade Média, como forma de chegar a Compostela, será somente na Época Moderna que o Caminho Português de Peregrinação à cidade de Santiago, onde jazem os restos mortais do Santo Apóstolo, tomará um maior relevo.

Por este caminho circulam atualmente milhares de Peregrinos que, movidos por diversas formas - a pé, a cavalo, de bicicleta ou até mesmo de barco, seguem as "setas amarelas" sem olhar para trás. Não é por acaso que ainda se observam, em quantidade, as marcas da devoção e evocação deste espírito de peregrinação, patentes em igrejas, alminhas e cruzeiros, um pouco por todo o concelho, nos seus 20km, desde Apúlia a Antas (S. Paio). Nomes como "Estrada Real", "Estrada dos Cavaleiros" ou "Estrada Velha" (Karraria Antiqua ou Via Veteris) estão ainda bem presentes e indicam-nos sempre um mesmo sentido!

Esposende está dotado de um albergue para peregrinos (Albergue de São Miguel de Marinhas), de uma Pousada da Juventude (Ofir), para além de uma ampla oferta de alojamentos (Hotéis, Turismo Rural, entre outras modalidades), serviços e comodidades, onde para pernoitar e relaxar.

Se hoje os caminhos são um pouco distintos dos usados em outros tempos, devido um pouco às mudanças de desejos do homem e dos distintos e característicos ritmos de evolução da paisagem, o espírito, porém, mantém-se o mesmo, do homem perante a sua Fé e na conquista de um objetivo, seja ele pessoal ou coletivo.

 

ARTESANATO

Aprecie o imaginário do artesanato de Esposende, representado nas esteiras e cestas em junco e esculturas em granito, entre outros trabalhos. Fruto do sentimento próprio de cada artesão, de toda a vivência comunitária que o envolve e dos conhecimentos adquiridos ao longo dos tempos, o artesanato é o resultado de uma criação do imaginário individual de cada artista, da memória de um passado.

O concelho de Esposende é extremamente rico em granito, matéria-prima que trabalhada pelas "mágicas mãos" dos canteiros transformam estes materiais pétreos em verdadeiras obras de arte. Os característicos trabalhos de junco, que resultam na elaboração de carpetes, passadeiras e cestas, são igualmente o testemunho de uma confeção artesanal legada através de gerações mais antigas.

ESPOSENDE - DESTINO BALNEAR DE EXCELÊNCIA

As praias do concelho de Esposende estendem-se ao longo dos seus 18Km de costa atlântica, desde a foz do rio Neiva, a norte, passando pelo belo estuário do Cávado até à Vila de Apúlia.
Inseridas no Parque Natural do Litoral Norte, as praias, em conjunto com os estuários dos rios Cávado e Neiva são a matéria-prima, por excelência, para quem pretende o descanso, o lazer em família, o entretenimento, a prática dos desportos náuticos, observação de aves e passeios pedestres, associando-se de uma forma perfeita à beleza natural e relaxante que estas praias produzem.

Com excelentes condições, pois grande parte das praias do litoral esposendense possuem Bandeira Azul, são muito frequentadas, devido às condições da água (ricas em iodo), segurança (praias vigiadas), acessos (rede de estradas e estacionamento), comodidades (duches, aluguer de barracas e biblioteca) e apoio (casa de banho, bares, etc.)

 

ROTEIRO ARQUEOLÓGICO

São muitos os caminhos por descobrir e os recantos para conhecer. Deixe-se levar por trilhos que nunca antes percorreu e conheça um pouco melhor a nossa região.
De povos e tempos com história milenar, foi ficando um vasto e riquíssimo património histórico-arqueológico que o passar dos anos se encarregou de preservar.

 

 

----
Fontes e Créditos: Visit Esposende

 

ATIVIDADES NAÚTICAS

Esposende continua a afirmar-se como um destino de carácter vincadamente marítimo e fluvial.
A dinâmica dos operadores locais que trabalham as atividades náuticas tem sido bem evidente, aumentando o número de entusiastas que se sentem atraídos pelo vento, pela água… com alguma adrenalina à mistura.

Conheça aqui as inúmeras possibilidades que existem para descobrir de forma emocionante o nosso território de aventura.


CANOAGEM
Banhado pelo oceano Atlântico e abraçado pelos estuários dos rios Cávado e Neiva, o concelho de Esposende possui excelentes condições para a prática de canoagem. Não será à toa que Esposende já soma diversas medalhas de valor mundial, no âmbito desta atividade. Será também o lazer, uma das formas de desfrutar desta paisagem, com diversas empresas e clubes a darem o seu contributo para um melhor passeio nas águas calmas dos rios e quem sabe, com maior destreza, uma saída até ao Atlântico!

DESCIDAS DE KAYAK
Desfrute de um dos mais bonitos rios da nossa região. As belas paisagens ao longo do percurso tornam as descidas de kayak ainda mais apetecíveis e inesquecíveis. Aventure-se pelas águas de Esposende e viva momentos de pura diversão.

JANGADA
Construir uma jangada e descer um rio, com belas paisagens e muita diversão é o objetivo principal! Aproveite o que temos para lhe oferecer: dois belos rios (Cávado e Neiva) e equipas que o ajudarão a ter um dia diferente! Consulte-nos e desfrute do que Esposende tem de melhor!

KITESURF
Esposende possui excelentes condições, técnicas e geográficas, para a prática desta atividade. Com a possibilidade de albergar praticantes de vários níveis, a beleza do local, da restinga e do rio Cávado, são magníficos panos de fundo para quem quer iniciar-se nesta atividade ou dar azo à imaginação nas suas manobras! Nos desportos mais ativos o kitesurf lidera, sendo Esposende considerado um hotspot da modalidade, dadas as condições ímpares que reúne para a sua prática.

MERGULHO
Esposende possui excelentes condições para a prática do mergulho. Uma grande diversidade de peixes e invertebrados marinhos associados a fundos rochosos e florestas de laminárias satisfazem mergulhadores de todos os níveis. O fundo do nosso litoral devida à sua riqueza está classificado como Parque Marinho! Venha explorar.

MOTONÁUTICA
Emoção, aventura e adrenalina estão garantidos nas várias opções ao dispor dos amantes da natureza e deste desporto. Este fantástico desporto aquático contínua a ter imensos adeptos que pretendem divertir-se, relaxar e aproveitar as condições excelentes que Esposende oferece para a prática desta modalidade.

SURF, PADDLESURF E STAND UP PADDLE
As modalidades de Paddle Surf e Stand Up Paddle têm como objetivo unir as habilidades e possibilidades de desempenho do surf clássico e moderno com o uso do remo. Desta forma, pretende-se que as potencialidades e características do equipamento (prancha e remo) sejam conjugadas.

 

ACTIVIDADES EM TERRA

ARVORISMO
Se é um dos apaixonados por este tipo de atividade, não perca esta oportunidade e sinta o prazer de fazê-lo em Esposende, penetrando nas nossas matas e calcorreando montes, para subir bem alto nas árvores e desfrutar de uma paisagem única. Se nunca praticou, está aqui uma bela oportunidade para experimentar! Veja aqui a oferta de empresas que proporcionam esta aventura e parta à descoberta de uma paisagem interessante num dia cheio de adrenalina!

BIRDWATCHING
O birdwatching pode ser praticado por qualquer pessoa, é divertido, emocionante, incentiva a passear mais e ter mais contato com a natureza. Experimente!

BTT
Esposende é palco de descobertas, um local ideal para quem quer praticar BTT, independentemente do nível. Quer seja um simples passeio ou se quer testar os seus limites, tem à sua disposição empresas que poderão dar-lhe todo o apoio e sugestões.

CIRCUITOS TURÍSTICOS
Descubra a região norte de Portugal, através de transferes e circuitos turísticos que evidenciam toda a riqueza turística da zona, que lhe mostram os lugares mais conhecidos e aqueles que ainda poucos conhecem.

ESCALADA, RAPPEL E SLIDE
Para quem gosta de fortes emoções, poderá experimentar estas modalidades também em Esposende.

GOLFE
O desenho do campo de golfe, ao longo das margens do rio Cávado com os seus fairways ondulantes e greens perfeitos, está perfeitamente enquadrado na natureza e oferece-nos umas vistas espetaculares.

PAINTBALL
Escolha uma data, faça a sua reserva e vá à luta! Conquiste o seu território! Claro, isto é a brincar! Desfrute desta atividade com amigos e será diversão garantida! No fim, uma jantarada a recordar os bons momentos desta guerra simulada! Em Esposende possui excelentes condições para enfrentar o inimigo, numa bela paisagem com obstáculos e material adequado. Consulte as empresas e veja os seus programas. Mas, não deixe de apreciar a paisagem pois - é como dizem - Esposende, um privilégio da Natureza!

PASSEIOS A CAVALO E EQUITAÇÃO
Três centros hípicos asseguram que, em Esposende, os amantes da equitação e dos passeios a cavalo possuam uma oferta variada e de qualidade para a prática da sua atividade. A extensa orla costeira e os diversos percursos que rasgam os montes e que circundam o concelho, permitem longos e agradáveis passeios, onde a diversidade ambiental existente garante a tranquilidade necessária para uma perfeita união entre o cavalo e o cavaleiro.

PASSEIOS DE MOTO4
Subir montanhas, transpor colinas, percorrer ribeiras e os rios Cávado e Neiva, aventurar-se por ente bosques e floresta, em cima de uma moto4 é realmente uma aventura! E, se adicionatrmos um pouco de paisagens únicas, com praias de areia fina, miradouros com paisagens únicas e muito património, então é que teremos muito que desfrutar! Aproveite aquilo que o concelho de Esposende poderá oferecer-lhe, usufruindo das suas paisagens para a prática do seu desporto favorito, associand-se às empresas que promovem eventos e prestam apoio.

PEDESTRIANISMO
Entusiasme-se e parta à descoberta dos percursos pedestres recheados de valores naturais e culturais, da orla marítima ao interior do concelho, integrados na Rede Municipal de Percursos Pedestres, poderá vislumbrar o concelho através das nossas inúmeras e diversificadas sugestões.

 

 

----
Fontes e Créditos: Visit Esposende

 

GASTRONOMIA

O charme, a característica hospitaleira do nosso povo e a qualidade dos produtos locais irão proporcionar-lhe uma experiência gastronómica única. Com localizações privilegiadas e uma gastronomia que se distingue pelos sabores memoráveis, os restaurantes do concelho reúnem as condições perfeitas para que tenha uma refeição muito especial.

Em Esposende, a gastronomia tradicional portuguesa tem lugar cativo à mesa dos nossos restaurantes.

O esmero colocado na arte de bem confecionar e servir grandes repastos, "verdadeiros manjares dos Deuses", refletem a pureza, variedade, genuinidade e tradição da nossa cozinha onde pontificam os produtos alimentares endógenos que caracterizam a nossa dieta atlântica, baseada nos peixes do nosso mar e rios.

Nesta "Terra de Mar" despontam nas ementas, entre outras iguarias, o suculento robalo - assado no forno ou de arroz -, a maravilhosa tainha, o sargo ou um delicioso salmão, sem esquecer o bacalhau e a sardinha cozinhados de "mil e uma maneiras", ou ainda a riqueza dos mariscos da nossa costa e a lampreia, fazem as delicias de todos nós e representam um cartaz gastronómico impar na região e no país.

Na companhia da degustação destes pratos estão os Vinhos Verdes de Quinta, suaves, leves e aromáticos provenientes das encostas soalheiras dos vales do Neiva e do Cávado

 

POLVO À ESPOSENDE

O polvo faz parte da tradição gastronómica portuguesa, constituindo um alimento rico em nutrientes e proteínas, minerais e vitaminas e sobretudo, em iodo.
Em toda a costa é abundante a espécie Octopus Vulgaris, que é pescada nas costas rochosas ou nos baixios de mar mais calmo.

Em Esposende, a maioria dos restaurantes oferece pratos de polvo de confeção tradicional, utilizando o conhecido "Polvo da pedra". Podemos apreciar ao longo de toda a costa, uma linha de rochedos, batidos por este mar forte, ricos em lapas, mexilhões, percebas, camarão e caranguejos, todos eles apreciados pelo polvo, que deles se alimenta. Daí a denominação de polvo da pedra, sendo a base de uma nova receita que passará a representar Esposende e a cativar a curiosidade de muitos visitantes.

 

DOÇARIA REGIONAL

A gulosa doçaria tem como ícone principal as Clarinhas de Fão, cuja massa fina e estaladiça polvilhada de açúcar em pó envolve o recheio de chila, não esquecendo outras iguarias como as conceituadas cavacas e os folhadinhos

 

 

----
Fontes e Créditos: Visit Esposende