My Best Hotel
Hoteis Turismo Rural Alojamento Local Hostels Campismo Atividades Restaurantes A Visitar Promoções

Ofertas Especiais

Locais a visitar » REGUENGOS DE MONSARAZ... no coração do Alqueva!

REGUENGOS DE MONSARAZ... no coração do Alqueva!

UM DOS MELHORES LUGARES DO MUNDO NO CORAÇÃO DO GRANDE LAGO!

Este Guia Turismo Reguengos de Monsaraz® pretende apresentar todas as potencialidades deste destino turístico de excelência no Coração do Grande Lago, nas quais podemos disfrutar da prática de várias atividades náuticas e de inesquecíveis passeios de barco por entre centenas de ilhas e recônditos recantos de um imenso lago que sabe muito bem cativar o nosso olhar.

O Concelho de Reguengos de Monsaraz proporciona uma excelente qualidade de vida aos seus habitantes e a todos os turistas que nos visitam, oferecendo um vasto conjunto de serviços e infraestruturas turísticas de elevada qualidade, ao nível da hotelaria, da restauração e do Enoturismo.

Vila histórica de Monsaraz é, atualmente, a varanda do Grande Lago, constituindo-se num dos mais bonitos postais turísticos de Portugal. A sua envolvente deixa recuar o nosso imaginário por muitos séculos e a presença de mais de 150 monumentos megalíticos dá-nos o prazer de percorrermos estórias com mais de cinco mil anos, donde destacamos o Cromeleque do Xerez, o Menir do Barrocal, o segundo maior da Península Ibérica com 5,70m, as antas do Olival da Pêga ou o Menir da Belhoa

Assumimos igualmente forte aposta em infraestruturas públicas: um Auditório Municipal que nos permite atualmente desenvolver ações no segmento do Turismo de Negócios; um moderno Centro Hípico; um Complexo de Piscinas; um Parque de Feiras e Exposições; o Palácio Rojão transformado em Biblioteca Municipal; o Museu Tauromáquico José Mestre Batista; e modernas instalações desportivas, sociais, educativas e de saúde em todo o Concelho. Sugerimos a visita à Ermida de Nª Sª dos Remédios, à Ermida de Nª Sª da Caridade e à Igreja Matriz de Santo António.

Olaria de São Pedro do Corval®, o maior centro oleiro de Portugal, conta atualmente com cerca de duas dezenas de olarias e com uma tradição cerâmica que remonta a tempos pré-históricos. Este grande centro oleiro é ainda um dos poucos sítios onde qualquer visitante pode ver, sem marcação prévia, a qualquer hora do dia, oleiros a trabalhar na roda, na sua atividade quotidiana, numa manifestação de autenticidade cultural que nos lembra, a cada momento, uma das mais antigas ligações do Homem com a natureza: a de moldar a terra.

E a nossa tradicional e apetecível gastronomia… Como é bom provar as migas alentejanas, o ensopado de borrego, o gaspacho, as açordas, o peixe do rio e as peças de caça como o coelho, a lebre, a perdiz ou o javali!

Mais recentemente, a região do Alentejo foi ainda eleita como a “Melhor Região de Enoturismo do Mundo”, numa votação online, promovida pelo sítio de viagens do jornal norte-americano USA Today.

Reserva Dark Sky® Alqueva, da qual faz parte o Município de Reguengos de Monsaraz, foi também reconhecida como a primeira Reserva do Mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo e que, como tal, vem atestar das caraterísticas únicas do céu noturno presente nesta zona do Alentejo.

 

 

 

---
Fontes e Créditoswww.cm-reguengos-monsaraz.pt
FacebookReguengosComVida
YoutubeCIMRM

MONSARAZ, UM MUSEU ABERTO

Ao chegar a Monsaraz deparamo-nos com o seu magnífico conjunto arquitetónico protegido pela muralha medieval construída nos reinados de D. Afonso III e de D. Dinis. Esta muralha abraça vários monumentos, entre os quais a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago e todo o casario.

Este último, construído ao longo dos séculos, foi recebendo as gentes que viram na pequena vila mas majestosa fortaleza um refúgio para aperfeiçoar técnicas ancestrais, ligadas, tanto à agricultura, como às tradições artesanais de origem árabe, que fazem a delícia dos olhares de quem passa e se rende à sua genuinidade.

Para os que se aventuram à descoberta de ruas estreitas, cantos e recantos soalheiros ou de pontos altos como o Campanário e a Torre das Feiticeiras, uma das cinco torres deste monumento militar, é certa a sensação de deslumbramento e surpresa causada pela magnífica e tradicional paisagem agora enriquecida pela beleza do Grande Lago Alqueva.

A monumentalidade desta fortaleza e a paisagem que a envolve fazem de Monsaraz um palco de excelência para todo o tipo de manifestações artísticas e culturais.

Quem visita esta histórica Vila Medieval pode, não só apreciar todo o património monumental e paisagístico, como também as exposições das mais variadas formas de arte que estão expostas permanentemente em vários edifícios históricos desta vila, bem como disfrutar de uma programação cultural de grande qualidade ao longo de todo o ano.

Monsaraz assume-se assim como um autêntico Museu Aberto.

 

DARKSKY ALQUEVA - ASTROTURISMO

O Grande Lago Alqueva é o primeiro destino no mundo a ostentar o selo de qualidade -Starlight Tourism Destination Certification - concedido pela fundação Starlight, com o apoio da UNESCO, da Organização Mundial do Turismo e do Instituto Astrofísico das Canárias (IAC).

Esta certificação foi obtida mediante a qualidade do céu noturno, que detém particularidades únicas para a prática e desenvolvimento do Astroturismo, isto é, a escolha de um destino, cuja principal motivação é a observação do cosmos e das estrelas.

As noites límpidas, as temperaturas amenas e a fraca poluição luminosa, caraterísticas da região, fazem da área circundante do Lago Alqueva uma janela para o universo, com um valor cultural e científico inestimáveis. De facto, o céu sempre teve um papel fulcral na história, nos mitos, nos símbolos e na busca insaciável do Homem na compreensão do Mundo, bem visível no património megalítico do Concelho.

Fruto da tomada de consciência deste importante atrativo turístico, emerge o projeto Reserva Dark Sky®Alqueva, verdadeiro convite à contemplação do céu estrelado e de todos os seus elementos, num contato permanente e privilegiado com a natureza.

Com o intuito de melhorar a qualidade do destino, foi criada a Rota Dark Sky® Alqueva, que inclui unidades de alojamento, restauração, produtores regionais e empresas de animação turística, ligada à oferta de serviços relacionados com a observação do céu. Entre as principais atividades oferecidas destacam-se a observação dos corpos celestes através de telescópios; passeios noturnos, a , a cavalo ou de canoa; e a observação noturna de aves e da vida selvagem.

Com isto, a região do Grande Lago promete aos seus visitantes experiências mágicas de dia e de noite.

Curiosidade: Contrariamente ao que se possa pensar, as noites mais favoráveis à observação dos astros são aquelas de lua nova, na medida em que o céu está mais escuro, proporcionando assim um cenário mais propício à contemplação das estrelas e outros corpos celestes.

 

MEGALITISMO

O concelho de Reguengos de Monsaraz testemunha bem o interesse milenar do Homem pela região que atualmente acolhe um dos maiores lagos artificiais de todo o continente europeu – o Grande Lago Alqueva.​

Das antas aos cromeleques, sem esquecer os menires (isolados ou em grupo), o concelho é o herdeiro privilegiado de mais de 150 achados arqueológicos deixados pelos nossos antepassados pré-históricos, que aqui habitaram há mais de 6000 anos, com destaque para Cromeleque do Xerez, o Menir do Barrocal, o segundo maior da Península Ibérica com 5,70m, as antas do Olival da Pêga ou o Menir da BelhoaEste conjunto de monumentos e vestígios de povoações megalíticas é o reflexo da sedentarização do Homem na região, favorecida pelas vastas e férteis planícies alentejanas.

A gradual fixação do Homem à terra impôs a necessidade de erguer fabulosos blocos de granito esculpidos, cujos objetivos primordiais se prendiam com a demarcação do terreno e, sobretudo, com a prática do culto à fertilidade e ao desconhecido, que se traduzia nos fenómenos atmosféricos.

Toda esta estreita relação existente entre os menires, a paisagem e as primeiras demonstrações de fé e crença em algo superior por parte do Homem pré-histórico revela um enquadramento na época do Neolítico antigo/médio. Estas terras, que já foram das mais densamente povoadas dos tempos pré-históricos, prometem uma experiência única aos amantes desta arte milenar.

 

O QUE FAZER?

Actividades Aéreas
Na longa planície alentejana é fácil deixar-se encantar pela beleza dos monumentos e apaixonar-se pela paisagem através de uma viagem pelos céus. Amplamente dependentes da meteorologia, as atividades aéreas gozam de um ambiente com condições únicas para a prática de aviação ultraleveparamotorbalonismo, entre outras. Esta experiência memorável promete aos mais ousados momentos de cortar a respiração, com simulações e batismos de voo verdadeiramente emocionantes.

Actividades equestres
A tranquilidade da pitoresca paisagem alentejana recortada no horizonte pela Vila de Monsaraz e banhada pelas águas cristalinas do Grande Lago Alqueva, é o cenário perfeito para uma experiência equestre verdadeiramente inesquecível e romântica.

Dos simples passeios a cavalo ou de charrete às aulas de equitação, sem esquecer os passeios noturnos sob o céu estrelado da Reserva Dark Sky®, as ofertas assumem as mais diversas formas, durações e combinações, de modo a proporcionar uma sensação única de repouso, através de um contato privilegiado com a Natureza.

No Lago
A albufeira da barragem de Alqueva, com os seus 250 km2 de superfície, 83 km de comprimento e mais de 1.100 km de extensão de margens, emerge como o maior lago artificial da europa.
O Grande Lago, para além de possuir uma das mais potentes centrais de produção de energia hidroelétrica de Portugal, é uma reserva estratégica de água imprescindível para a região.

Ao longo dos mais de 200 km de margens no concelho, disfrute das várias atividades náuticas e dos inesquecíveis passeios de barco por entre centenas de ilhas e recônditos recantos de um imenso lago, cujo encanto inigualável cativa e prende o olhar.

Com o intuito de promover e proporcionar uma experiência verdadeiramente única, o Concelho dispõe de cais ancoradouros com infraestruturas de apoio a desportos náuticos e de atracamento de barcos, que funcionam também como locais de embarque para passeios turísticos no Grande Lago, nomeadamente em Monsaraz e Campinho.

Junto à água, mas em terra, pode-se disfrutar de várias zonas destinadas a merendas ao ar livre, equipadas com mesas e bancos ensombrados por árvores de grande porte, de miradouros de onde se frui de uma vista desafogada para uma paisagem de tirar o fôlego ou visitar as aldeias ribeirinhas. Pelos caminhos do Concelho é possível observar a fauna e flora autóctones ou realizar passeios pedestres em percursos preparados para o efeito.

Caça e Pesca
O Alentejo de vastas planícies, generosamente prendado pela natureza com uma rica fauna silvestre, é o palco privilegiado para todos os apreciadores da arte da caça que têm no concelho de Reguengos de Monsaraz mais de 20 zonas de caça turística.

O habitat natural da região, constituído essencialmente por terrenos de pasto e matos mediterrâneos, convida à prática da caça aos coelhoslebrestordosperdizes, pombos, codornizes, bem como aos javalis. No sossego do Alentejo, um território de tranquilidade e inquestionável valor natural, patrimonial e gastronómico, Reguengos de Monsaraz convida todos os amantes de caça a participar nos vários tipos de caça que se praticam no concelho, como caça de salto; caça de batida, espera noturna; montaria e a postos.

No terreno
Por detrás da pacatez alentejana é possível descobrir a aventura escondida nos trilhos do riquíssimo património histórico e cultural do Concelho, numa experiência repleta de desafios e emoções fortes. As atividades todo-o-terreno em quadskart-crossBTTmoto 4motos TTjipe, entre muitas outras, estão ao dispor dos visitantes mais arrojados.

Para além da vertente turística, ao longo de todo o ano há variadíssimos eventos dedicados a estes desportos, alguns de renome internacional e que contam para a classificação do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, como o Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal e o Campeonato de Portugal Trial 4x4​.

 

A PRAIA FLUVIAL DE MONSARAZ

Praia Fluvial de Monsaraz fica situada no Centro Náutico de Monsaraz, a cerca de 4kms da vila medieval de Monsaraz.
A praia está inserida na albufeira de Alqueva, tem bandeira azul e nadador salvador. Para além das infraestruturas já incluídas no Centro Náutico de Monsaraz, a praia inclui zona de areal, zona de prado e sombras, posto de socorro e vigilância, acesso à água para pessoas com mobilidade condicionada e torre de vigia.

A praia fluvial inclui: Praia vigiada com nadador salvador, Piscina flutuante, Posto médico, Mesas de picnic, Parque de estacionamento gratuito para carros, Bar / Restaurante, WC e duches e Parque infantil

Atividades disponíveis: Passeios de Barco, Ski / Wakeboard, Paddle, Bóia de tracção, Canoagem e Gaivotas.
Época Balnear: 01/Jun a 30/Set

 

 

 

---
Fontes e Créditoswww.cm-reguengos-monsaraz.pt
FacebookReguengosComVida
YoutubeCIMRM

GASTRONOMIA E VINHOS

Por terras alentejanas é perfeita a relação existente entre os pratos regionais criados pelas gentes desta terra e os vinhos aqui produzidos. Os tão diversificados sabores da gastronomia típica são reflexo do sábio aproveitamento e combinação de excelentes ervas aromáticas, do azeite e do pão.

Nas soberbas entradas nunca falta o tradicional pão alentejano, acompanhado de azeitonas, queijo de cabra ou de ovelha e os afamados enchidos de porco preto

Ao longo dos tempos, a cozinha regional alentejana tem sido enriquecida, em grande parte, pelas influências de um clima de caraterísticas acentuadas que, quer no verão, quer no inverno, sempre delineou os contornos do modo e da qu​alidade de vida do povo alentejano. O recurso à imaginação e do que está à mão sem grandes custos foi a solução perfeita.

Assim apareceram à mesa das cozinhas dos montes e pequenas aldeias a Açorda alentejana, as Migas de espargos bravos com ovos, as silarcas, a Favada, as Migas de porco, o Ensopado de borrego ou os belíssimos pratos de caça confecionados com coelholebreperdiz ou javali.

A seleção do vinho é atualmente uma arte promovida pelos inúmeros produtores com reputação a nível internacional. A aliança entre a gastronomia e os vinhos alentejanos foi eleita pelos turistas como um dos principais atrativos, que fazem do Alentejo um destino de eleição.

Os vinhos brancos secos e frutados são perfeitos para acompanhar as entradas, bem como as diversas sopas quentes à base de pão tão apetecidas no inverno. Já os tintos, caraterizados pelo toque da madeira, são a escolha ideal para acompanhar o borrego assado no forno e todos os pratos de caça. Desengane-se quem pensar que o tinto combina apenas com os pratos principais. Este apresenta-se igualmente como a companhia perfeita para saborear os tão famosos doces conventuais feitos à base de ovos, açúcar, amêndoas e nozes.

 

 

 

---
Fontes e Créditoswww.cm-reguengos-monsaraz.pt
FacebookReguengosComVida
YoutubeCIMRM


info
65 €
Casa D. Antónia
Reguengos de Monsaraz

info
70 €
Hotel Rural Horta da Moura
Reguengos de Monsaraz

info
40 €
Casa do Avô Zezinho
Reguengos de Monsaraz

info
50 €
Quinta do Freixo
Reguengos de Monsaraz

info
50 €
Outeiro do Barro
Reguengos de Monsaraz

info
50 €
Casa Dª Ana
Reguengos de Monsaraz

info
71 €
Vila Planicie
Reguengos de Monsaraz

info
20 €
Restaurante Sem Fim
Reguengos de Monsaraz

info
15 €
Centro Náutico de Monsaraz
Reguengos de Monsaraz

info
0 €
Alqueva Cruzeiros
Reguengos de Monsaraz

info
4 €

info
20 €
Veleiro Sem Fim
Reguengos de Monsaraz