Para melhor conhecer a marcante Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, propõe-se a deslocação aos Lajidos da Criação Velha e de Santa Luzia para o percurso pedestre nos trilhos das vinhas. Ao longo do percurso encontra-se o típico edificado local, constituído por adegas e construções de muros e “pirâmides” de pedra do solo lávico que suportam e protegem os vinhedos junto ao mar. A Paisagem reflete muito da capacidade das pessoas na luta pela sua sobrevivência.
No roteiro está incluída a visita ao Museu do Vinho, localizado numa Antiga Casa Conventual Carmelita. O Museu que dispõe de interessante miradouro com vista privilegiada para a vizinha Ilha do Faial, apresenta e guarda diferentes edificados contendo as estruturas, os aparelhos e os utensílios necessários à produção do vinho e aguardentes típicas. O Museu é representativo da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, possui uma vinha tradicional e uma valiosa “coleção” de “Dragoeiros” centenários, espécie da flora endémica da Macaronésia.
O Roteiro descrito é realizado em viatura e a pé, com a duração aproximada de 5 a 6 horas, está incluído a “refeição ligeira” com baguetes de atum, água e fruta.
As atividades do roteiro desenrolam-se praticamente ao ar livre, em ambiente de campo, a percorrer terrenos que podem conter ervas, lama, terra, chão de lava e com condições meteorológicas diversas, sendo que o vestuário e calçado adequados são importantes.
Valor por pessoa: 95 €